Milagre de João Paulo II «confirmado»
Comissão médica julgou «inexplicável» a cura de uma religiosa francesa que sofria de Parkinson
Pode estar para muito breve a subida aos altares de João Paulo II. O processo de canonização do papa polaco acaba de dar um importante passo: o reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão. Uma comissão médica julgou «inexplicável» a cura de uma religiosa francesa que sofria de Parkinson.
Abril de 2005. Esta foi uma canonização anunciada logo no dia do funeral de João Paulo II, em plena praça de São Pedro. Por aclamação popular, os cartazes com a inscrição «santo, já!» pediam a subida aos altares do papa polaco.
O sucessor, Bento XVI, não se fez rogado e saltou por cima dos prazos estipulados. Em vez de cinco anos, o processo abriu três meses após a morte de Karol Woitila.
Entre os vários passos a tomar, além do reconhecimento das virtudes há duas etapas cruciais: a beatificação e, por fim, a canonização. No entanto, tanto num caso como noutro faz falta um milagre atribuído à intercessão do beato ou santo. O milagre não tardou.
Em Junho de 2005, dois meses depois do desaparecimento de João Paulo II, uma religiosa francesa, de 44 anos, doente de Parkinson, vê-se totalmente curada.
Sem grandes pressas, o Vaticano entrega o caso a uma comissão médica que finalmente julgou «inexplicável» a cura da paciente que, curiosamente, sofria da mesma doença que João Paulo II.
Agora basta a luz verde da comissão plenária dos cardeais que compõem a congregação para a causa dos santos. O colectivo que deverá reunir ainda neste mês de Janeiro. Logo depois, cabe ao Papa Bento XVI assinar o decreto do milagre e anunciar a beatificação muito provavelmente para este ano.
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/vaticano-joao-paulo-ii-milagre-beatificacao-bento-xvi-tvi24/1223526-4073.html
Sem comentários:
Enviar um comentário